Você conhece seus deveres e direitos como participante do Plano Celgprev?

Giro de Notícias – Edição 161
22 de novembro de 2017
Giro de Notícias – Edição 162
29 de novembro de 2017
Exibir tudo

Você conhece seus deveres e direitos como participante do Plano Celgprev?

Sendo participante de um plano de previdência complementar, você já deve ter dado pelo menos uma olhadinha no regulamento desse plano, não é mesmo? Afinal, estar ciente das regras é um dever de todo participante!

Estar bem informado é essencial para aproveitar ao máximo seus benefícios e evitar prejuízos. Por isso, relembre alguns dos seus direitos e deveres aqui, mas não deixe de conferir o regulamento sempre que for necessário.

Deveres – evite prejuízos

Mudou de endereço ou telefone? Avise o quanto antes!

Você tem o dever de comunicar à Eletra seus novos contatos o mais breve possível após a mudança. Para isso, precisa apresentar documentos que comprovem o novo endereço. Isso vale também para novos telefones e novos endereços de email.

Mantenha seu cadastro atualizado

Além de informações de contato, você também precisa avisar à Eletra qualquer mudança, como casamento, divórcio, nascimento de um(a) filho(a) ou a existência de filho(a) inválido(a). A falta dessas informações atualizadas pode resultar em cálculo incorreto dos benefícios e também gerar problemas na hora do pagamento para os herdeiros no caso de morte do participante.

Mantenha em dia as contribuições e evite o cancelamento da sua inscrição no Plano Celgprev

Para não ter a sua inscrição cancelada no Plano Celgprev, você precisa manter em dia o recolhimento das contribuições normais, bem como das administrativas e daquelas destinadas aos benefícios de risco, as quais normalmente são descontadas em sua folha de pagamento. Na ausência do desconto na folha, essas contribuições poderão ser pagas diretamente à Eletra, por meio de depósito bancário ou boleto de pagamento. O importante é não deixar que as mesmas fiquem em atraso por três meses consecutivos ou quatro intercalados. Caso você viva essa situação, a Fundação lhe enviará uma correspondência de notificação, dando um prazo para liquidar o débito. Se isso não for cumprido, sua inscrição no plano poderá ser cancelada, conforme previsão regulamentar (artigo 47, §3º).

Direitos – conheça o seu Plano

Participe da escolha de seus representantes na Eletra

Por meio de eleição, realizada a cada dois anos, você, participante ativo ou assistido, pode escolher as pessoas que serão seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Eletra, os quais serão responsáveis por decisões, no caso do conselheiro deliberativo, e também, pelo acompanhamento e fiscalização dos atos praticados pelos dirigentes da Fundação, quando conselheiro fiscal. Caso seja de seu interesse, você ainda pode se apresentar como candidato por ocasião dessas eleições.

E não se esqueça de que, na ELETRA, Seu Futuro Vale Mais!