Giro de Notícias – Edição 119
25 de janeiro de 2017
Giro de Notícias – Edição 120
1 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Vamos falar sobre infomática

Utilização do Firewall

Em termos mais técnicos, o Firewall é o responsável pelo controle dos dados que entram e saem do seu computador por meio da internet. Além de prevenir que informações pessoais ou confidenciais sejam transmitidas pelo seu computador para a rede, ele impede a invasão da máquina por software malicioso.

Com a chegada da banda larga, com conexões cada vez mais rápidas, ficou mais fácil para os usuários navegarem, se comunicarem, compartilharem informações, bem como realizar infinitas tarefas diferentes, de forma muito mais rápida do que nas antigas linhas discadas.

Entretanto, nem tudo são flores, pois com os benefícios também chegaram novos tipos de ameaças. A disseminação de vírus, os ataques de hackers a todo tipo de máquina, seja pessoal ou corporativa, estão maiores do que nunca.

Para não nos tornarmos vítimas de ataques desse tipo de malfeitor, existem diversos programas e ferramentas que se propõem a defender o sistema, mantê-lo funcionando e imunizá-lo através de várias técnicas diferentes. Uma dessas técnicas é a utilizada pelo que conhecemos como Firewall.

Como trabalha?

O firewall por hardware (máquina) e por software (sistema) operam de maneira similar. Conforme a configuração definida pelo usuário, o sistema compara os dados recebidos com as diretivas de segurança e libera ou bloqueia os pacotes. Para ilustrar o funcionamento, podemos pensar nele como uma sacola de compras. Digamos que você é a conexão com a internet e as sacolas de compras são os dados. Considere a sua lista de compras como a lista de permissões, que contém os itens “refrigerante”, “frutas” e “pão”.

O que faz?

— impede que sua máquina seja invadida.
— impede que dados indesejáveis entrem no computador.
— bloqueia o envio de dados provenientes da sua máquina que não estejam especificados nas configurações.

O que não faz?

— não protege contra programas baixados pelo usuário.
— não impede que programas de email baixem spam.
— não impede que o usuário crie exceções errôneas que podem colocar o computador em risco.

O firewall na ELETRA

Na Fundação, é utilizado em modo mais restritivo, configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador dos usuários ou na rede da entidade. Foram criadas regras para que, por exemplo, todo aplicativo aguarde autorização do usuário ou administrador para ter seu acesso liberado.

Em um modo mais versátil, ele é configurado para permitir, automaticamente, o tráfego de determinado tipo de dados, como endereços para acesso ao site.

Outra maneira de utilização é o bloqueio de banco de dados, para acesso externo.

 

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA ELETRA

 

A Política de Segurança da Informação é um documento que fornece a base para a implementação bem sucedida de medidas de proteção da informação, tendo em vista a redução dos riscos a níveis aceitáveis para a entidade. O desenvolvimento e implementação de uma política de segurança é extremamente benéfica não só por possibilitar a inclusão de todos os membros da organização nos esforços de proteger as informações e comunicações corporativas, mas também por reduzir a probabilidade de ocorrência de erros provocados pelo “fator humano” nos processos organizacionais, cujas consequências podem ser a divulgação indevida de informações, o uso inseguro ou inadequado da internet e a realização de outras ações que tragam prejuízos para a Fundação.

 

Eletra News 27.01_1

 

Cabe ao usuário manter o sigilo das informações confidenciais às quais tenha conhecimento e de suas senhas de acesso aos recursos computacionais da Eletra, informar-se sobre o uso correto dos equipamentos e softwares utilizados e colaborar para a preservação da integridade e do bom funcionamento dos recursos de informática a ele confiados.

O que fazemos diariamente na Eletra:

Backup: cópia de segurança de arquivos de dados, informações e configurações de hardware e software mantidas para permitir a recuperação dos dados originais, em caso de falha ou indisponibilidade do sistema principal da Fundação.

Registro de Dados: armazenamento dos dados processados na entidade por meio de planilhas, sistemas,etc.

O que temos na Eletra:

Firewall: barreira colocada entre um computador ou rede interna e o ambiente externo para proteção do mesmo contra acesso indevido aos recursos de informação.

Tecnologia da informação (TI): solução ou conjunto de soluções sistematizadas, baseadas no uso de métodos, recursos de informática, de comunicação e de multimídia, que visam resolver problemas relativos à geração, tratamento, processamento, armazenamento, veiculação e reprodução de dados e subsidiar processos que convertem dados em informação.

Infraestrutura de TI: conjunto de dispositivos de hardware, equipamentos, redes, mídias de armazenamentos, bases de dados e software que dá suporte aos sistemas e aplicações baseadas em TI.