Giro de Notícias – 196 – 08/08/2018
8 de agosto de 2018
Giro de Notícias – 197 – 15/08/2018
15 de agosto de 2018
Exibir tudo

EletraNews – 11/08/2018

Resultados da Eletra estão acima da Média da Indústria dos Fundos de Pensão

A carteira consolidada da Eletra teve rentabilidade de 4,51% no primeiro semestre de 2018, um pouco abaixo da Taxa Mínima Atuarial (TMA) para o mesmo período, que foi de 5,35%. O que mais influenciou tal resultado foi a rentabilidade negativa apresentada no mês de maio/18 e a alta variação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) para o mês de junho/18 que foi de 1,43%.

Como sabemos, a TMA, a partir de janeiro de 2018, passou a ser equivalente à variação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), acrescida de 5,55% para o Plano Eletra1 e a variação do INPC, acrescida de 5,45% para o Plano Celgprev. Com a variação do INPC de junho/18, a TMA apresentada foi de 1,88%, contra uma rentabilidade consolidada de 0,23%.

Individualizando por plano, o Celgprev (CV) teve uma rentabilidade acumulada, no final do primeiro semestre, de 4,35%, contra uma TMA de 5,33%. Podemos verificar que a rentabilidade deste Plano também ficou um pouco abaixo de sua TMA. Já o Plano Eletra 1(BD), apresentou uma rentabilidade acumulada, em junho de 2018, na ordem de 5,81%, contra uma TMA acumulada para o mesmo período de 5,38%, ou seja, o Plano Eletra 1 encerrou o semestre acima da sua TMA.

Apesar do resultado acumulado ter ficado abaixo da Meta Atuarial, destacamos que, para o período analisado, o resultado alcançado pela Eletra ficou bem acima da rentabilidade da indústria dos Fundos de Pensão no citado período (110 Entidades Fechadas de Previdência Complementar clientes da ADITUS Consultoria). Conforme estudo daquela empresa, a rentabilidade apresentada para todos os planos, ao final do primeiro semestre deste exercício, no plano geral dessas entidades, foi de 3,07% contra 4,51% obtido pela Fundação.

 

A ELETRA INTERAGINDO COM O PARTICIPANTE

Durante a Copa do Mundo, a Eletra promoveu, por meio de seu portal de educação financeira e previdenciária (www.seufuturovalemais.com.br) uma campanha de relacionamento com os seus participantes: O Mundialeto! O objetivo dessa campanha, além de promover, de forma lúdica, a educação financeira e previdenciária junto aos participantes e assistidos, foi aproximar a entidade de seu público. Esperamos que todos tenham participado bastante!

A “brincadeira” consistia em acessar o portal, escolher um nome e um brasão para o time, escalar os jogadores e disputar as partidas contra equipes como juros, cartão de crédito, previdência, entre outros. Cada jogo gerava uma série de armações que o participante deveria julgar como verdadeiro ou falso. A escolha dos melhores jogadores da seleção para participar no seu time significava uma avaliação mais atenta das questões mais difíceis.

Ao final da campanha, os 5 melhores jogadores de todas as entidades participantes da promoção receberiam os respectivos prêmios pela participação. A Diretoria da ELETRA ficou muito satisfeita ao ser informada pelos organizadores da campanha (Engrenagem Virtual) que dois participantes da entidade foram classificados entre os 5 melhores, ficando em 3º lugar Juliana Matsutani Satie e, em 4º lugar, Walace Rodrigues Felipe, que estão na foto abaixo com o Diretor de Benefícios, Salomão Pacini Filgueira.

Assim sendo, nesta semana, aquele diretor entregou a eles seus prêmios, na sede da entidade, no Jardim Goiás.

Na ocasião, Walace Felipe agradeceu a premiação e compartilhou: “foi uma experiência muito interessante participar dessa campanha”.

Juliana Satie, por sua vez, afirmou: “foi importante a sua participação, por ter lhe trazido mais conhecimentos financeiros”.