Vantagens de ser participante do Plano Celgprev, administrado pela Eletra
27 de julho de 2018
Giro de Notícias – Edição 196
8 de agosto de 2018
Exibir tudo

Giro de Notícias – Edição 195

VOCÊ JÁ COMEÇOU A PLANEJAR SUA APOSENTADORIA?

 

Se você deixasse de trabalhar hoje, por quanto tempo suas reservas financeiras seriam suficientes para manter seu padrão de vida? Como você estaria daqui 10 anos? São perguntas difíceis de serem respondidas e muitas vezes fugimos do assunto.

No entanto, pensar no futuro é fundamental. Temos uma forte tendência a considerar o hoje e deixar o “depois” em segundo plano. Para a realização dos seus sonhos no período da aposentadoria – e em qualquer outra fase da vida – ação e planejamento são fundamentais. Só assim você terá uma noção mais clara de como se preparar.

Outro ponto a ser considerado é saber qual estilo de vida você quer ter quando se aposentar. Esta é uma decisão pessoal e que precisa ser levada em conta na hora de fazer o planejamento. Com isso em mente, dá pra ter uma ideia de quais serão suas principais despesas quando se aposentar, considerando que alguns gastos tendem a aumentar no período, como o plano de saúde.

Não tenha medo de planejar! Quanto mais detalhado for seu planejamento financeiro, melhor. Com objetivos claros, fica mais fácil saber quanto custam seus sonhos e traçar um plano de ações para realizá-los. Iniciar o quanto antes um plano de aposentadoria complementar fechado, se sua empresa oferecer, é essencial para garantir o futuro mais tranquilo para você e sua família.

Em seguida, faça uma projeção de quanto precisará acumular até a idade em que pretende se aposentar. Quanto mais tempo de contribuição, maior será o montante da sua reserva de poupança e melhor será sua renda complementar futura. Por isso, é tão importante começar nestas questões: quanto mais cedo, melhor.

Na hora de traçar seu plano, adote uma postura mais conservadora em relação aos investimentos para evitar grandes perdas. E o mais importante: seja otimista! Você viverá mais do que imagina. Projete seus gastos pra uma pessoa que viverá 90 anos – ou mais.

 

ERROS MAIS COMUNS NO PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA

 

Que o planejamento para aposentadoria é muito importante, você já sabe. De repente, até já está se organizando financeiramente para cuidar de seus sonhos ou projetos quando deixar de trabalhar.

Mesmo as pessoas com as melhores intenções, acabam cometendo alguns erros na hora de planejar sua aposentadoria. Listamos os principais. Vale a pena dar uma olhada e ver se você não está comprometendo seu futuro:

Não ter uma reserva financeira adequada: estudos mostram que na aposentadoria precisamos ter – pelo menos – 70% da renda que tivemos na vida ativa. Para dias mais tranquilos, é preciso buscar formas para manter 100% dos seus rendimentos atuais.

Subestimar a expectativa de vida: aqui, o caminho é ser otimista. O brasileiro tem vivido mais e certamente você viverá mais do que imagina. É bom estar preparado.

Não considerar a inflação: quando paramos de trabalhar a inflação tem um peso ainda maior.

Não priorizar seu plano de previdência complementar: ele deve ser seu principal investimento, quando o objetivo é a aposentadoria. Coloque o tempo para trabalhar a seu favor: quanto antes começar a contribuir, melhor será sua reserva e poupança e maior será o seu benefício complementar futuro.

(Fonte: www.seufuturovalemais.com.br)