Comunicado – 27/04/2018
27 de abril de 2018
Bem-vindos novos participantes
4 de maio de 2018
Exibir tudo

Giro de Notícias – Edição 182

VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA A APOSENTADORIA

 

Com as recentes propostas de alteração no tempo de contribuição e na idade mínima para a aposentadoria, muitas pessoas começaram a se preocupar mais com o futuro, buscando uma alternativa à previdência pública.

Diante desse cenário, colocar as finanças em dia, o quanto antes, é cada vez mais importante para garantir um futuro seguro e sem preocupações. Você sabe o que é preciso para se organizar bem para aposentadoria? Imagina qual é o melhor tipo de planejamento a adotar?

Neste post, nós vamos mostrar como você pode evitar cair nas armadilhas financeiras ao longo da vida, se preparando para conquistar, de fato, tranquilidade na sua aposentadoria.

Qual a importância da organização financeira?

As vantagens em planejar suas finanças vão muito além de fazer sobrar mais dinheiro no bolso. Os especialistas em educação financeira são unânimes em afirmar: “quanto melhor você se organizar financeiramente, mais próximo estará da tão sonhada independência financeira”.

Nesse sentido, a independência financeira traz benefícios, como:

1. Construir sua própria aposentadoria
Com o planejamento certo, será possível economizar uma quantia todo mês para alimentar o montante da sua aposentadoria. Aos poucos, você pode ir investindo com objetivo de longo prazo, aplicando seu dinheiro em um fundo de pensão.

2. Parar de viver em função do dinheiro
Uma boa educação financeira coloca você no comando da situação. Assim, você terá tranquilidade para construir uma boa condição para quando decidir se aposentar. Manter uma organização financeira eficiente é a base para fazer com que o dinheiro trabalhe por você, e não o contrário.

3. Melhorar sua qualidade de vida
Controlando suas finanças, suas preocupações relacionadas às dívidas, contas a pagar e falta de dinheiro no fim do mês diminuirão drasticamente. Assim, haverá menos estresse e, certamente, você terá uma vida mais saudável.

Como começar um bom planejamento financeiro?

Não adianta almejar um futuro tranquilo se você não se preparar agora para isso. Para que o sonho da aposentadoria confortável se transforme em realidade, é fundamental ter 100% de controle sobre todos os detalhes do seu cotidiano financeiro, desde agora.

Conheça algumas dicas básicas de educação financeira, que farão total diferença na sua relação com o dinheiro:

1.Mantenha um orçamento detalhado
Faça um levantamento de todas as receitas e despesas que você tem, por mês, incluindo data, valor e descrição. Se você ainda não tem esse controle na ponta do lápis, comece já. Não deixe de anotar nada, nem mesmo aquele “cafezinho” que você compra depois do almoço.

2.Evite dívidas e compras a prazo
Fuja de qualquer tipo de endividamento e evite ao máximo o pagamento de juros. Só utilize o cartão de crédito quando for realmente necessário e prefira comprar tudo à vista. Dessa forma, fica mais fácil negociar descontos e economizar para transformar o abatimento no preço em investimento no banco.

3.Planeje suas finanças de acordo com a regra dos 50/30/20
Uma das melhores dicas de educação financeira é equilibrar todas as despesas de acordo com a fórmula 50/30/20:

• 50% de tudo que entrar no orçamento deve ser utilizado para pagar despesas fixas, como alimentação, aluguel, água, luz, plano de saúde, entre outros;

• 30% dos rendimentos devem ser destinados para as despesas variáveis, como lazer, viagens, refeições fora de casa e outras;

• 20% da renda mensal deve ir para o investimento em aposentadoria complementar fechada.