Um novo processo eleitoral da Eletra se aproxima
6 de abril de 2018
Giro de Notícias – Edição 180
18 de abril de 2018
Exibir tudo

Giro de Notícias – Edição 179

ANAPAR REALIZA 19º CONGRESSO NACIONAL DOS PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO

Evento ocorre em 17 e 18 de maio na capital fluminense.

Cerca de 350 pessoas marcarão presença na 19ª edição do Congresso Nacional da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), que ocorrerá em 17 e 18 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). Juristas, economistas, membros da imprensa e da comunidade acadêmica integrarão quatro mesas de debate durante os dois dias de evento. O encontro servirá de espaço para debates acerca dos novos rumos do sistema de previdência complementar ante a atual conjuntura político-econômica do País.

Na avaliação do presidente da Anapar, Antonio Bráulio de Carvalho, o Congresso trará importantes debates sobre o momento atual e propiciará aos participantes uma reflexão cuidadosa acerca do futuro dos fundos de pensão. “Precisamos unir forças para defender as conquistas e os direitos previdenciários dos participantes e, ao mesmo tempo, lutar pela preservação dos fundos de pensão fechados contra as investidas do sistema financeiro.”

O evento

Economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Ladislau Dowbor abre o primeiro dia de evento lançando luz à forma como o capital improdutivo no Brasil é alimentado pelos recursos dos fundos de pensão e o impacto que os investimentos desses fundos poderiam gerar nos investimentos produtivos do País. Em seguida, o diretor da emissora de televisão Telesur (Televisión del Sur), jornalista Beto Almeida, dá início à palestra intitulada “Capital da notícia e a demolição do Estado”, em que tratará sobre o poder de manipulação dos meios de comunicação.

No mesmo dia, os juristas Fábio Junqueira e Wagner Balera chamarão a atenção para os limites e garantias da legislação previdenciária; Guilherme Benites, sócio da Aditus e a diretora do Principles for Responsible Investiment (PRI), Fiona Reynold, participação internacional, debaterão sobre as possibilidades de investimentos e os devidos cuidados a serem tomados na hora das decisões, com vistas aos riscos do negócio, bem como o de agressão ao ecossistema. Leonardo Silva, consultor em educação financeira, apresentará experiências sobre como cuidar bem do orçamento pessoal.

O último dia do simpósio conta com a presença do presidente da Fundação Itaipu de Previdência (Fibra), Silvio Renato Rangel Silveira; do diretor de Seguridade da Previ, Marcel Juviniano Barros; e de Claudia Ricaldoni, vice-presidente da Anapar e representante dos participantes e assistidos no CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar).

19º Congresso Nacional da ANAPAR

17 e 18 de maio de 2018
Novotel Rio de Janeiro/Porto Atlântico – Avenida Professor Pereira Reis, n. 49.
Informações: (61) 3326-3086, (61) 3326-3087, (61) 3328-5326
(Fonte: Clipping Anapar)