Giro de Notícias – 253 – 11/12/2019
11 de dezembro de 2019
Giro de Notícias – 255 – 15/01/2020
15 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Giro de Notícias – 254 – 08/01/2020

JOVENS ESTÃO GUARDANDO MAIS DINHEIRO PARA APOSENTADORIA

O assunto aposentadoria tem ficado cada vez mais evidente. O Chile, por exemplo, privatizou a previdência e está em processo de reavaliação e outros países adotaram novos modelos. Neste contexto, uma pesquisa da gestora Schroders apontou que pessoas de 18 a 37 anos se mostram mais preocupados com a aposentadoria.

O levantamento entrevistou 25 mil pessoas e revelou que este grupo guarda, em média, 16% da renda anual para usar no futuro. Já as gerações entre 38 e 70 anos, andam guardando entre 14% e 15%. Contudo, os jovens têm mais tempo para poupar e investir esse dinheiro, por isso, essa diferença de 1 ponto acaba sendo muito maior.

No ramo dos investimentos os jovens têm se dedicado mais também. Nas pesquisas, 97% afirmaram que poderia aumentar os investimentos, contra 82% das gerações anteriores. A geração Y, apesar de ter mais estímulos para gastar, também economiza mais.

É claro que as transformações na sociedade, sobretudo nas previdências, são fatores que têm influenciado estes resultados diretamente. A pirâmide etária tem ficado invertida, antes os jovens trabalhavam para pagar as pensões dos mais velhos, agora o número de jovens tem sido cada vez menor e o déficit na previdência, cada vez maior.

A expectativa é que dentro deste contexto, o jovem se torne cada vez mais consciente financeiramente. A educação financeira é primordial neste processo, poupar e investir são essenciais na garantia do futuro.

Faça parte das estatísticas

Independentemente da sua idade, se você ainda não começou a se organizar para a aposentadoria, já é tempo de fazer isso. Confira algumas dicas para planejar:

• Quanto antes melhor: se você investir por mais tempo, poderá se aposentar mais cedo ou terá um montante maior e mais confortável quando decidir parar de trabalhar. Além disso, saiba que não precisa começar com muito, o mais importante é ter a iniciativa de guardar.

• Dinheiro da aposentadoria é sagrado: se você está guardando dinheiro para este fim, não vale ficar mexendo na reserva. Quando for fazer o planejamento, guarde um dinheiro separado para outras questões, como emergências ou realização de sonhos.

• Não dependa do INSS: independente de reformas, a aposentadoria pelo INSS pode ser bem limitada. É comum as pessoas pararem de trabalhar e não conseguirem se manter com o dinheiro desse sistema de previdência.

• Conte com a previdência privada: faça uma previdência privada e garanta uma renda complementar de aposentadoria.

• Planejamento é tudo: na hora de escolher um investimento, você tem que levar em consideração onde quer chegar. Se o objetivo for um envelhecimento saudável, leve em consideração todas as necessidades, como saúde, habitação, mobilidade, alimentação. Se for o caso, conte com uma ajuda de um profissional para criar um plano.

A aposentadoria deve ser uma preocupação atual e não vista como algo distante. Faça hoje e tenha um amanhã confortável e bem vivido.

Fonte: www.seufuturovalemais.com.br