EletraNews – 31/05/2019
31 de maio de 2019
Giro de Notícias – 233 – 12/06/2019
12 de junho de 2019
Exibir tudo

Giro de Notícias – 232 – 05/06/2019

PREVIDÊNCIA É COISA DE JOVEM: ABRAPP REALIZA PALESTRAS NA 22ª EXPO-CIEE

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) participou da 22ª Feira do Estudante da Expo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) com a realização de três palestras, entre 23 e 25 de maio, em São Paulo. A Especialista em Atuária da UniAbrapp (Universidade Corporativa da Abrapp), Cláudia Campestrini, apresentou a palestra “Previdência é coisa de Jovem” na quinta, 23, com boa participação do público presente ao evento. O mesmo tema foi apresentado pela Superintendente Adjunta da Abrapp, Ana Paula Peralta, na sexta, 24, e no sábado, 25. As palestras coincidiram com a realização da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF. A Semana ENEF é uma iniciativa do Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef) que conta com a participação do Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e Susep (Superintendência de Seguros Privados), além de instituições da sociedade civil.

“O objetivo é promover a sensibilização do público, que tem entre 15 e 17 anos de idade, de que Previdência é assunto para os jovens. Ou seja, tentamos passar a orientação que, quanto antes começar a poupar para um plano de aposentadoria, melhor”, diz Ana Paula. A executiva procurou alertar o público que, com as propostas da Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, mais que nunca, a preocupação com a aposentadoria deve começar na juventude, que será o público impactado pelas mudanças.

Na apresentação, a executiva da Abrapp abordou temas como o aumento da longevidade da população brasileira, o futuro do mercado de trabalho e os pilares do modelo de Previdência. “Uma novidade que apresentamos neste ano é o surgimento dos planos voltados aos familiares de participantes das entidades que, em breve, deverão atingir um público cada vez mais amplo”, aponta Ana Paula.

As vantagens dos planos administrados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) também são explicadas durante a apresentação. Uma delas é o fato de a Previdência Fechada não ter fins lucrativos, o que faz com que as reservas evoluam com montantes muito superiores aos dos planos abertos, administrados por bancos e seguradoras. Outra vantagem é a gestão profissional e a transparência dos investimentos e dos planos, realizada pelas equipes das entidades fechadas.

Ações da Abrapp – Com o objetivo de divulgar a Previdência Fechada para o público jovem, a Abrapp tem investido na participação na Expo CIEE desde 2017. O evento deste ano contou com mais de 50 mil pessoas que circularam pela feira. “Colocamos o foco na questão do empoderamento pessoal e procuramos transmitir a mensagem que ‘você é que faz o seu destino’, afinal o esforço de poupança será cada vez mais individual. É uma das principais ações da Abrapp para disseminar a importância da Previdência para as novas gerações”, disse Ana Paula.

A Abrapp prepara ainda ações para difundir o tema da Previdência Privada para o público jovem durante o 40º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, que será realizado de 16 a 18 de outubro, em São Paulo. A proposta é desenvolver ações voltadas para estudantes do ensino médio e universitários durante o evento. No campo da educação financeira e previdenciária, a Abrapp vem realizando, desde o ano passado, a campanha No Meu $ Mando Eu. Idealizada pela educador e comunicador Marcos Silvestre, a campanha oferece materiais de apoio e divulgação para ações de educação realizadas pelas associadas para atingir o público de participantes e seus familiares.

(Fonte: Notícias Abrapp)