EletraNews – 26/04/2019
26 de abril de 2019
EletraNews – 10/05/2019
10 de maio de 2019
Exibir tudo

Giro de Notícias – 228 – 08/05/2019

ABRAPP MOSTRA PARA UNIVERSITÁRIOS QUE PREVIDÊNCIA É COISA DE JOVEM

Estudantes de graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas do município de Limeira (SP) receberam a palestra “Previdência na Atualidade”, ministrada pelo Diretor Vice-Presidente da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada), Luiz Paulo Brasizza, no último dia 30 de abril. A apresentação foi um sucesso, reunindo um público de 350 jovens. O convite surgiu da própria faculdade, a pedido dos professores, que entenderam a necessidade de levar para os alunos o conhecimento sobre as mudanças na previdência, conta Brasizza. Ele acrescenta que o interesse dos estudantes foi tamanho que a apresentação seguida de bate-papo se estendeu por 1 hora e meia.

Fomento da previdência complementar – “Foi uma grande oportunidade para impactar um público que está entrando no mercado de trabalho, explicar o que é a previdência atual, quais são as mudanças propostas, o que vai afetar esses jovens e abrir a mente deles para a oportunidade da previdência complementar”, ressalta o Diretor. “Inclusive, explicamos o que é a previdência aberta e o que é a previdência fechada e todos os seus pontos fortes. Eles foram muito receptivos”.
Os universitários, que já estão perto de sua formatura, também receberam informações sobre os planos instituídos, tendo em vista que poderão integrar entidades de classe em suas profissões.

Necessidade de educação previdenciária – “Percebemos que eles estavam sedentos por informações, pois na primeira metade da apresentação o que se viu foi um ponto de interrogação na cabeça de cada um. Eles desconheciam como funcionava o regime geral de previdência social e o regime de previdência complementar”, diz Brasizza. O tema segurou o público até o final, em uma véspera de feriado.

Um desafio para os professores foi lançado ao final da palestra. Brasizza pediu que eles entrassem no site da UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência Complementar), procurassem o curso online gratuito Fundamentos da Previdência Complementar e solicitassem a seus alunos para que se inscrevessem. Ao final do curso, eles darão uma prova para garantir que os estudantes adquiriram esse conhecimento básico. “Os professores adoraram a ideia e já passamos o endereço eletrônico para isso”. Houve também solicitação para o envio de livros na área previdenciária.

Presença nas universidades – A conjuntura é muito oportuna, acrescenta ele, em função da discussão de mudanças na previdência e o entendimento de que o governo começa a descentralizar sua atuação. “As pessoas deverão tomar muito mais as rédeas de seus investimentos no dia a dia, acompanhando e verificando o que está acontecendo. A meu ver, é o momento mais propício para iniciar esse trabalho, que começou em Limeira, mas a ideia é estar em muitas outras universidades. Vamos ver se teremos fôlego para atender a todas, mas daremos o nosso melhor”.

(Fonte: Notícias Abrapp)