EletraNews – 25/01/2019
25 de janeiro de 2019
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1 de fevereiro de 2019
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Giro de Notícias – 216 – 30/01/2019

CONSULTA AO SISOBI ATRAVÉS DO CONVÊNIO ABRAPP E DATAPREV
COMEÇA EM FEVEREIRO

Atendendo a pleito das associadas, depois de vários anos de negociações com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e após a celebração de contrato com a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), as associadas da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) terão acesso ao serviço de consultas do Sisobi (Sistema Informatizado de Controle de Óbitos), a partir do próximo mês de fevereiro/2019. Cerca de 50 entidades já aderiram ao novo serviço oferecido pelo convênio da Abrapp e poderão enviar seus dados para a primeira consulta até o próximo dia 5 de fevereiro. Novas adesões ainda podem ser realizadas.

“O Sisobi é um pleito muito antigo e importante para o sistema. A Abrapp está batalhando há mais de sete anos e, finalmente, conseguimos fechar o convênio com o INSS no ano passado, pois agora avançamos para a operacionalização das consultas”, diz Luiz Paulo Brasizza, Vice-Presidente da Abrapp. Ele lembra que as primeiras negociações começaram em gestões anteriores da Abrapp, com a ex-Diretora Jussara Salustino.

As conversas com os órgãos foram continuadas pela atual gestão, sob responsabilidade do próprio Brasizza, até a formalização de um convênio com o INSS através da Portaria Conjunta MPS/INSS/Previc nº 64, publicada em 6 de abril do ano passado. Desde então, a Abrapp realizou levantamento sobre o interesse das associadas e desenvolveu um sistema de interface com a Dataprev para operacionalizar as consultas.

“O acesso ao Sisobi permitirá um grande ganho para as entidades que avançam na capacidade de evitar pagamentos indevidos e despesas jurídicas com ações na Justiça. O acordo permite o acesso a dados de óbitos de forma simples e eficiente”, explica o Vice-Presidente da Abrapp. O acesso aos dados do Sisobi irá colaborar para uma melhor governança com informações mais ágeis para o cancelamento de benefícios em casos de óbitos de participantes.

A principal vantagem do acordo é o custo mais acessível, que facilita o acesso ao serviço para todas as entidades associadas. Além disso, não há limite no número de registros para consultas, que poderão ser feitas uma vez por mês. Para isso, a entidade deverá enviar seus dados até o dia 5 de cada mês. Os dados são enviados e recebidos por arquivos criptografados.

(Fonte: Notícias Abrapp)

ICSS APRIMORA EXAMES DE QUALIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS

Com o objetivo de promover o aprimoramento e elevar a barra de qualificação para gestores e conselheiros, o ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) está mudando as notas para a aprovação no processo de exame por prova. Para os exames realizados a partir de 18 de fevereiro, a linha de corte para aprovação nas provas para profissionais de investimentos e administradores em geral passa para 70% do aproveitamento global. Anteriormente, a nota de aprovação era de 50%.

Os demais critérios e características para as provas permanecem inalterados. A avaliação continua sendo feita com 60 questões objetivas de múltipla escolha que os candidatos devem responder no prazo de duas horas. O resultado é disponibilizado em até cinco dias úteis. No portal do ICSS é possível acessar o regulamento, manual e Código de Conduta que os profissionais deverão observar no exercício de suas atividades, bem como os pré-requisitos para a inscrição para o processo de qualificação.

A Eletra possui profissionais e conselheiros certificados por esta modalidade, ou seja, via avaliação de conhecimentos, o que atesta a qualificação de seu quadro de dirigentes e empregados.

(Fonte: Notícias Abrapp)