Giro de Notícias – 231 – 29/05/2019
29 de maio de 2019
Giro de Notícias – 232 – 05/06/2019
5 de junho de 2019
Exibir tudo

EletraNews – 31/05/2019

PLANO CELGPREV – FLEXÍVEL PARA O TAMANHO DA SUA NECESSIDADE

Uma das principais características do Plano CELGPREV é a sua flexibilidade. Assim, ele oferece aos participantes uma série de alternativas durante todo operíodo de vínculo no plano.

Já no momento da inscrição, o participante pode optar por ter ou não a cobertura dos benefícios de riscos (suplementação de aposentadoria por invalidez e suplementação de pensão). Embora existam aquelas opções, a ELETRA orienta, sempre, a escolha pela maior cobertura, já que o infortúnio é um risco presente nas nossas vidas.
Para aqueles que rescindem o seu contrato de trabalho com a Patrocinadora antes de fazer jus a um benefício de suplementação de aposentadoria, o CELGPREV oferece quatro alternativas, quais sejam:

a)manter a sua inscrição no plano como autopatrocinado, quando o participante, mesmo após o rompimento do seu vínculo laboral, permanececontribuindo normalmente, recolhendo, além das suas contribuições, aquelas que seriam da obrigação da patrocinadora;

b)manter a sua inscrição no plano como optante, desde que preenchida a carência de três anos, recolhendo apenas as contribuições para o custeioadministrativo, cessando, assim, o pagamento das contribuições normais. Nessa alternativa, a reserva constituída pelo participante permanece sendo administrada pela ELETRA até o momento em que o mesmo preenche todas as condições regulamentares para fazer jus a um benefício. Tal opção, tecnicamente, é chamada de benefício proporcional diferido;

c)desligar-se do CELGPREV, portanto, desde que preenchida a carência de três anos, as suas reservas (equivalente ao valor do resgate), sem aincidência de qualquer tributação, para outro plano de benefício administrado por entidades fechadas ou abertas de previdência complementar;

d)desligar-se do Plano, resgatando a sua reserva de poupança (totalidade das contribuições normais recolhidas pelo próprio participante + 50%das contribuições normais recolhidas em seu nome pela patrocinadora).

Mesmo no momento em que o participante preenche todas as condições regulamentares para fazer jus a um benefício, a ele são oferecidas também opções.

Ele poderá optar (ou não) por converter, no futuro, aquele benefício de suplementação de aposentadoria em suplementação de pensão.

Além disso, uma opção muito pouco utilizada pelos participantes também é oferecida no momento da sua aposentadoria, qual seja, resgatar, de uma só vez, até 25% das suas contribuições pessoais, convertendo o saldo remanescente, num benefício de suplementação de aposentadoria.

Essa é uma excelente alternativa para aquele participante que precisa de uma parte das suas reservas para alguma necessidade de consumo imediata, sem abrir mão de uma renda vitalícia.

Por isso, Participante, faça, o quanto antes, o planejamento da sua aposentadoria. A Diretoria da ELETRA e sua equipe de colaboradores estarão sempre à sua disposição para lhe auxiliar, prestando todas as informações para que você possa fazer a melhor escolha, considerando a sua realidade pessoal.

Afinal, para a ELETRA, O SEU FUTURO VALE MAIS!!