Giro de Notícias – 249 – 25/09/2019
25 de setembro de 2019
EletraNews – 01/11/2019
1 de novembro de 2019
Exibir tudo

EletraNews – 27/09/2019

PLANO CV BATE META ATUARIAL NO 2º QUADRIMESTRE

O Plano CELGPREV fechou o segundo quadrimestre de 2019 com rentabilidade de 7,90%. Esse resultado foi superior à TMA (Taxa Mínima Atuarial) que, no período, foi de 6,38%. Vale lembrar que a meta atuarial é definida anualmente através de estudos técnicos, levando em consideração o passivo e o ativo dos planos, de forma que a meta daquele Plano é INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) +5,45% ao ano.

A renda variável teve destaque na performance do Plano, rentabilizando 29,19% até agosto, sendo que a exposição no segmento é de cerca de 10% dos recursos. Já a renda fixa, que representa o maior montante da carteira de investimentos (quase 70%) apresentou performance de 6,29%, um pouco inferior à meta, mas superior ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que fechou o acumulado do período em 4,18%.

Recentemente foram revistas algumas estratégias, como a redução da quantidade de gestores de recursos e mudança no portfólio de algumas aplicações após processo de seleção de fundos. O objetivo é obter melhores resultados, através de uma melhor relação risco x retorno dos ativos. Nessa revisão, foram contemplados os fundos multimercado estruturados e também a renda variável. Vale destacar que no Plano Eletra 1, o qual é formado apenas por participantes assistidos, foi aprovada a alocação de até 4% dos recursos na renda variável, conforme indicação do estudo de ALM (Asset Liability Management), com a finalidade de melhorar a performance do plano, uma vez que não havia exposição no segmento.