Giro de Notícias – 221 – 27/02/2019
13 de março de 2019
Giro de Notícias – 222 – 20/03/2019
20 de março de 2019
Exibir tudo

EletraNews – 15/03/2019

A ELETRA E A DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DE IMPOSTO DE RENDA
PESSOA FÍSICA EXERCÍCIO 2019 – ANO CALENDÁRIO 2018

Estamos chegando a mais um ajuste anual de contas com o Leão. Para isso, precisamos ficar atentos nas mudanças ocorridas para evitar problemas como a malha fina. Desta forma, para auxiliar seus participantes e assistidos, a Eletra listou as principais mudanças ocorridas, em comparação com a declaração do ano anterior.

Novidades da DIRPF 2019

A Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2019 apresenta algumas novidades, dentre as quais destacam-se: A corrida do IR 2019 começou em 7 de março.

Dependentes: obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos de qualquer idade;
Doações Diretamente na Declaração – ECA: alteração do local da funcionalidade de doação ao ECA, diretamente na Declaração. Até o exercício 2018, a ficha de”Doações Diretamente na Declaração – ECA” encontrava-se no Resumo da Declaração. Agora, está num local em evidência e integra o bloco de “Fichas da Declaração”,facilitando a visualização pelo contribuinte;
Ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física: e do Exterior pelo Titular”: o título da coluna “Outros” foi alterado para “Pensão Alimentícia e Outros”, assim como o título da coluna “Dependentes”, que foi alterado para “Quantidade de Dependentes”

Aprimoramentos recentes:

•Impressão da DIRPF e do Recibo: houve diversas melhorias na impressão da DIRPF, como a organização da ordem de impressão dos rendimentos, pagamentos, bense direitos;
•Atualização automática: com a funcionalidade de atualização automática do PGD IRPF, é possível atualizar a versão do aplicativo sem a necessidade de realizar odownload no sítio da Receita Federal do Brasil na internet. A atualização poderá ser feita, automaticamente, ao se abrir o PGD IRPF, ou pelo próprio declarante, pormeio do menu Ferramentas – Verificar Atualizações;
•Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet: o programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2019, não sendo mais necessária sua instalação em separado;
•Impressão do DARF: é possível impressão do DARF de todas as quotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, osDARF emitidos após o prazo, também serão calculados com os devidos acréscimos legais;
•Alíquota Efetiva: a exibição da relação de percentual entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis está disponível;
•Recuperação de nomes: ao digitar ou importar um nome para um CPF/CNPJ, o sistema armazenará o nome para facilitar o preenchimento futuro. Os nomes armazenados são nomes informados pelo declarante, manualmente ou por meio das funcionalidades de importação, não são fornecidos pelas bases da Receita Federal doBrasil. Após armazenados, os campos referentes aos nomes serão preenchidos automaticamente, conforme CPF/CNPJ digitados. A funcionalidade poderá ser desativada no “Menu – Ferramentas – Recuperação de Nomes”.

Meu Imposto de Renda

O Meu Imposto de Renda é o serviço da Receita Federal do Brasil que permite o preenchimento, envio e retificação de Declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), utilizando dispositivos móveis (tablets e smartphones), com sistemas operacionais Android e iOS (Apple) ou utilizando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no sítio da RFB na internet.

O serviço Meu Imposto de Renda está disponível para preenchimento desde o dia 25 de fevereiro e a entrega está disponível desde o dia 7 de março de 2019.

(Fonte: Receita Federal do Brasil)

INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

A Eletra informa aos seus participantes e assistidos, inclusive para os prestadores de serviços, que o telefone principal da Fundação (62)3236-9600 já está em pleno funcionamento.

Além disso, desde o dia 28 de fevereiro de 2019, já está à disposição dos participantes, o“Comprovante Anual de Rendimentos Pagos ou Creditados e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte – Pessoa Física e Jurídica” – Ano Calendário de 2018.

Além dos comprovantes anuais de rendimentos, a Eletra também está disponibilizando a todos o extrato, contendo o saldo devedor de empréstimo, para que possam prestar as informações junto à Receita Federal do Brasil.

Esses dados podem ser solicitados à Eletra por meio de mensagem eletrônica (e-mail) e/ou via ligação telefônica (vide quadro abaixo), ou ainda, pessoalmente, na nova sede da entidade, que está localizada à Avenida T-11, n. 451, quadra 116, lotes 17/18, 2º andar, salas 206 a 213, Edifício Fabbrica Office, Setor Bueno, Goiânia/GO.


Portanto, se ainda não o fez, solicite o seu informe e evite imprevistos e aborrecimentos Portanto, se ainda não o fez, solicite o seu informe e evite imprevistos de última hora. E você, participante ativo, solicite o seu comprovante anual de rendimentos junto à Superintendência de Gestão de Pessoas da sua patrocinadora.

Aproveite este momento de elaboração da sua declaração do imposto de renda para reavaliar sua contribuição ao Plano Celgprev, verificando se a mesma formará a reserva de poupança suficiente para lhe proporcionar a suplementação de aposentadoria que garantirá uma vida pós-laboral tranquila e segura.

Não se esqueça, você ainda pode se beneficiar do incentivo fiscal de dedução em sua declaração de imposto de renda, pois, do total de suas contribuições anuais, pode ser deduzido até 12% dos rendimentos tributáveis.