Giro de Notícias – 240 – 31/07/2019
31 de julho de 2019
Giro de Notícias – 241 – 02/08/2019 – Extra
2 de agosto de 2019
Exibir tudo

EletraNews – 02/08/2019

O envelhecimento da população e as vantagens de aderir a um
plano fechado de previdência privada complementar

A expectativa de vida da população brasileira e mundial está em constante crescimento, e somente os recursos advindos da Previdência Social são e serão cada vez mais insuficientes para manter o padrão de vida na aposentadoria de muitos brasileiros.

Nesse contexto, os planos de previdência complementar tornam-se o melhor instrumento para gerar renda adicional ao benefício da previdência oficial, minimizando a perda da renda na inatividade, inclusive em situações adversas como invalidez e morte.

Para aqueles com acesso às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), como é o caso dos funcionários das empresas que patrocinam o Plano CELGPREV, as vantagens são ainda maiores, pois, entidades como a Eletra, que não possuem fins lucrativos, cobram apenas a taxa destinada a custear exclusivamente as despesas de administração do plano, a qual equivale-se à taxa de carregamento, não havendo, portanto, a cobrança da taxa de administração financeira.

Para melhor compreensão dos impactos dessas taxas, ilustramos, na simulação abaixo, os valores acumulados na aposentadoria no Plano CELGPREV e em dois diferentes planos de mercado, operados por bancos e seguradoras.

Como resultado da simulação, constata-se que, ao final o valor do benefício projetado no Plano CELGPREV será superior ao de qualquer outro oferecido pelo mercado, mais ainda, se levarmos em conta a contrapartida da patrocinadora e dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo, uma vez que as contribuições aportadas ao plano pelo participante são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até 12% do total de proventos tributáveis, reduzindo o impacto do aporte da sua renda mensal.

Apesar de todas as vantagens comentadas, diferente da Previdência Social, a Previdência Complementar Fechada tem caráter facultativo, onde o trabalhador assume as consequências de sua escolha quanto à adesão ou não ao plano de previdência, bem como o valor da contribuição mensal.

Caso você seja funcionário de uma das patrocinadoras do Plano CELGPREV e ainda não seja participante daquele plano, sugerimos que procure conhecer as suas características e vantagens para fundamentar a decisão de fazer ou não a sua adesão, a qual poderá significar toda a diferença na segurança financeira sua e de sua família no futuro.