ELETRA sedia reunião da Comissão Técnica Regional de Contabilidade da ABRAPP

Giro de Notícias – Edição 136
23 de maio de 2017
Giro de Notícias – Edição 137
31 de maio de 2017
Exibir tudo

ELETRA sedia reunião da Comissão Técnica Regional de Contabilidade da ABRAPP

As Comissões Técnicas Regionais (CTRs) e Nacionais (CTNs) da ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) são compostas por profissionais indicados pelas Associadas da mesma e têm atribuições que compreendem toda a matéria relacionada ao Sistema Fechado de Previdência Complementar, a fim de promover a orientação harmônica do Sistema. Seus projetos, estudos e análises deverão manter relação e sintonia com os desenvolvidos pela Associação.

Os membros das Comissões Técnicas deverão ter notória especialização em áreas de conhecimento relacionadas às EFPCs (Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e suas indicações são formalizadas por meio de carta da Associada da ABRAPP à Superintendência Geral, com a apresentação do candidato e seu curriculum profissional. Todas as indicações de membros feitas pelas Associadas ficam registradas no Cadastro de Indicados para posterior análise da recomendação.

A ELETRA possui vários representantes nessas Comissões, a saber:

CTN de Assuntos Jurídicos – Luiz Fernando Brum dos Santos (Coordenador)
CTR de Contabilidade – Walace Rodrigues Felipe
CTR de Comunicação – Tereza Cristina Cruvinel Vieira
CTR de Relacionamento com o Participante – Marciel Alves da Silva Ventura
CTR de Investimentos – Carlos Antonio Brito dos Santos
CTR de Tecnologia da Informação – Marco Túlio Monteiro Costa

Nesta sexta-feira (26/05/17), a Eletra tem a satisfação de receber a Comissão Técnica Regional Centro-Norte de Contabilidade da ABRAPP, da qual o Gerente Contábil da Fundação faz parte, para sua 52ª reunião. Estarão presentes os representantes das entidades integrantes daquela Comissão: CIBRIUS, CERES, ENERSUL, FACEB, SICOOB PREVI, SISTEL, e a própria ELETRA.

Durante a reunião, os membros tratarão dos CPCs 00 e 03 – Comitês de Pronunciamentos Contábeis. O CPC 00 trata da estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis das EFPCs (Entidades Fechadas de Previdência Complementar), ou seja, da tempestividade; equilíbrio entre custo e benefício, posição patrimonial e financeira, mensuração dos elementos das demonstrações contábeis e conceitos de capital e manutenção de capital, tendo como objetivo fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

Já o CPC 03, cuida, exclusivamente, da demonstração do fluxo de caixa – DFC, tendo como objetivo levar informações para os usuários da entidade, tanto internos como externos, sendo dividida em atividade operacional, financiamento e investimento. Além disso, a demonstração deve conter as notas explicativas, para o melhor entendimento das informações e, assim, se tomar a decisão certa tornando melhor o entendimento do documento.

Esta Comissão está em constante evolução, na busca pelas melhores práticas do mercado, por isto está desenvolvendo esse trabalho educativo junto à ABRAPP. Na referida reunião, os representantes também discutirão assuntos relacionados às questões contábeis de cada fundo de pensão.

A participação da ELETRA nas reuniões desta e das demais Comissões contribui muito para o desenvolvimento da Fundação, além de refletir a qualificação dos profissionais da entidade e refletir a necessidade que a Diretoria impõe à constante atualização e maior capacitação dos mesmos. O trabalho de tais Comissões Técnicas também é muito importante para o segmento de previdência complementar, pois tem a finalidade de unificar os entendimentos sobre legislações aplicáveis às EFPC, antes e após a sua publicação.